6 E 7 DE DEZEMBRO DE 2012

Feira aberta ao público


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FERRAMENTAS SOCIAIS PARA O AUMENTO DA EFICIÊNCIA, DA PRODUTIVIDADE E DA INOVAÇÃO -CASOS DE ESTUDO
 


BUSINESS SOLUTIONS + SOCIAL BUSINESS

Horário:
14h30 às 18h00
Organização: Ana Neves (Knowman)

Veja também: Ferramentas Sociais para Aumento da Eficiência, Produtividade e Inovação

Nesta sessão serão apresentados e debatidos casos práticos de implementação de ferramentas sociais em organizações portuguesas, com o propósito de promover inovação, colaboração e, no geral, um melhor desempenho organizacional.

Qualquer organização busca uma redução de custos, um aumento de vendas e uma maior satisfação do cliente. A redução de custos consegue-se com um operação mais eficiente e com um aumento da produtividade. Como conseguir que os colaboradores consigam fazer mais se possível com menos recursos? No entanto, pode ser contraproducente se não for mantido o nível de satisfação das entidades que a organização serve.

É preciso inovar, é importante uma boa troca de conhecimento e informação, é vital uma boa comunicação interna, e deseja-se uma aprendizagem organizacional contínua. As ferramentas sociais têm-se revelado instrumentais no apoio a estes processos.

Na sessão da manhã (inscrição obrigatória) explorámos conceitos, identificámos benefícios e conversámos sobre passos a seguir. Nesta sessão serão apresentados e debatidos casos práticos de implementação destas ferramentas.

Agenda

1. Breve resumo da sessão da manhã
2. Exemplos de ferramentas sociais em uso nas organizações

          A experiência da iTGROW
          WikiCMSeixal
          A experiência da Optimus



3. Desafios e boas práticas
4. Debate

Oradores

A sessão será conduzida pela Ana Neves:


Ana Neves é sócia-gerente da
Knowman, empresa que presta apoio de consultadoria nas áreas de gestão de conhecimento, aprendizagem organizacional, mudança cultural e redes sociais. Em Londres, foi consultora de ferramentas sociais na Headshift, gestora de conhecimento numa agência do Ministério de Saúde britânico e responsável por um programa de mudança cultural numa instituição financeira. Em 2001 criou o KMOL. Foi presidente do júri do Prémio Intranet Portal 2008, 2010 e 2011. É coordenadora do grupo Web 2.0 da APDSI. Organiza o Social Now, o Cidadania 2.0 e o Organização 2.0.

Para mais informações, por favor consulte:
http://www.linkedin.com/in/ananeves


A sessão terá ainda a participação dos seguintes convidados:

Álvaro Albuquerque

Sempre ligado ao desenvolvimento de sistemas de informação, inicialmente como programador e depois como analista funcional e gestor de projectos, Álvaro Albuquerque está no BPI desde 2000 e, entre muitas áreas de intervenção, destaca o desenvolvimento sistemas de gestão documental e de conteúdos. Em 2010, numa área de inovação da Direcção de Sistemas de Informação do BPI, realiza uma investigação na FEUP com o objectivo de avaliar o valor da adopção de redes sociais como prática colaborativa em ambiente de trabalho e os factores que condicionam a sua adopção.
É na passagem pela iTGROW até junho deste ano, uma empresa do grupo BPI, como coordenador técnico, que aplica o conceito de redes sociais em ambiente de trabalho.

Nesta altura tem funções de quality engineer no BPI como process owner de vários processos incluindo o de Knowledge Management.

• Isabel Pina

Isabel Pina integra, desde de 2007, o Gabinete de Comunicação, Inovação e Qualidade, equipa responsável pelas ações de modernização administrativa da Câmara Municipal do Seixal, onde assume o desenvolvimento da estratégia de gestão de conhecimento. Em colaboração com uma equipa multidisciplinar, promoveu adopção de uma plataforma de wiki empresarial para a comunicação interna, gestão de conhecimento e inovação nesta organização.

É licenciada em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em Sistemas de Informação Geográfica, com investigação desenvolvida na área da participação pública e SIG.

•José Venceslau

José Venceslau é o coordenador da equipa de gestão de projetos de Internet e Wireless Services da Optimus, tendo uma licenciatura em Informática pela Universidade de Lisboa. Frequentou o mestrado de Sistemas de Informação na mesma instituição, tendo acumulado experiência em desenvolvimento e gestão de projetos de software em várias empresas, e lecionado cadeiras de Compiladores e de Sistemas Operativos Distribuídos. Fez um dos primeiros serviços de classificados em Portugal quando estava na Abril/ControlJornal, o autodirecto.pt e na Optimus tem estado envolvido em projetos que vão desde o web site à intranet; do Kanguru escolas ao webphone; aplicações móveis e sistemas de gestão de conhecimento. Gosta de fazer crescer sistemas, ler, mergulhar com snorkel e fazer sessões de basquetebol, corrida e bicicleta com os filhos.

• Ana Silva

Ana Silva acumula a responsabilidade pela área de Marketing Digital e Social Media num grande grupo industrial com a docência da disciplina de Enterprise 2.0 na Porto Business School. Interessa-se particularmente pelo impacto de novas tecnologias sociais e colaborativas no futuro do trabalho e na estratégia dos negócios. Organiza com frequência e participa como oradora em eventos dedicados a estas temáticas.

 

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