6 E 7 DE DEZEMBRO DE 2012

Feira aberta ao público


time2business@exponor.pt
Info Exponor
+ 351 22 998 1400
 

FÓRUM EMPRESARIAL MOBILENEXT


  BUSINESS SOLUTIONS + MOBILIDADE


Horário:
14h30 às 18h00
Organização: IDC
Oradores: Jorge Coimbra, IDC; Timóteo Figueiró, IDC; Miguel Caldas, Microsoft; Jorge Guimarães, PHC; José Gouveia Leal, IPN; 


As tecnologias móveis vieram alterar consideravelmente o modo como as organizações funcionam. Neste evento a IDC irá mostrar como os responsáveis de negócio e de tecnologias de informação deverão ter em linha de conta para implementarem uma estratégia de mobilidade nas suas organizações.

Porque a mobilidade é incontornável e todos as empresas devem ter uma estratégia?
  1. Os colaboradores estão a introduzir novos equipamentos nas suas organizações, acedendo a serviços wireless no interior e exterior das fronteiras corporativas, assim como estão a experimentar um conjunto diversificado de aplicações móveis.
  2. Por outro lado, as redes de sensores e as comunicações equipamento a equipamento (Machine-to-Machine, M2M) possuem um potencial de automatização de processos e de reformulação das interacções não humanas. Com a estratégia adequada implementada, é possível alcançar eficiências operacionais através da adopção de comunicações M2M.
  3. Independentemente da dimensão, preparar as organizações para um futuro móvel e wireless tornou-se um factor crítico e deixou de ser opcional para a generalidade das empresas e instituições.
  4. A mobilidade corporativa está a tornar-se crítica para as estratégias de TI das organizações europeias e os responsáveis das organizações europeias acreditam que o trabalho móvel cresça consideravelmente nos próximos três anos.
  5. Melhoria do serviço a clientes, continuidade do negócio e maior flexibilidade e produtividade dos colaboradores são os principais benefícios para o negócio da adopção de estratégias de mobilidade corporativa evidenciados pelos responsáveis das organizações europeias.
  6. As organizações empresariais europeias acreditam na proliferação de equipamentos móveis nas suas organizações, mas sem substituir os equipamentos portáteis. Telefones móveis convencionais vão diminuir, enquanto que acelera a adopção de smartphones e tablets.


O programa da conferência MobileNext Forum 2012 vai rever o estado em que se encontram as actuais aplicações de mobilidade, para depois se concentrar fortemente na próxima fase das empresas nas aplicações móveis.

Os principais tópicos a serem abordados na Empresa MobileNext 2012 incluem:

• Como gerir a crescente procura por aplicações móveis e de apoio?
• Como combater as lacunas de segurança.
• A mobilidade e a organização de TI como centro de inovação na empresa, com parceiros como vendas, marketing e serviços.
• Controlar a louca corrida de dispositivos de consumo ... e gestão de custos!
• Como avaliar o risco e os benefícios económicos
• Como desenvolver uma política BYOD


Programa


14:00 - Recepção dos participantes

14:30 - Abertura
Jorge Coimbra, EMEA Business Developer, IDC

14:45 - Visão do mercado: Situação Actual e Tendências da Mobilidade em Portugal
Timóteo Figueiró, Research & Consulting Manager, IDC Portugal

15:10 - Apresentação da Microsoft
Miguel Caldas, National Technology Officer, Microsoft Portugal

15:35 - Promover Mobilidade Empresarial Através de Soluções Cloud
Jorge Guimarães, Marketing Manager, PHC

16:00 - Pausa para café

16:30 - TICE.Mobilidade – Mais e melhor mobilidade
José Gouveia Leal, Coordenador Executivo do projecto TICE. Mobilidade no IPN – Instituto Pedro Nunes

O projeto «TICE.Mobilidade» insere-se na categoria dos "Projectos Mobilizadores" e é um dos projetos âncora do Pólo TICE.PT.

É constituído por nove subprojectos, suporta-se no desenvolvimento de uma plataforma para disponibilização e comercialização de serviços de mobilidade, e prevê o desenvolvimento de produtos e serviços de mobilidade.

Tem com objetivo principal o de impulsionar a mobilidade a nível nacional, tanto do ponto de vista do utente como no meio empresarial, e sensibilizar para a disponibilização de Open Data.
Pretende que os cidadãos tenham um ponto único de acesso a toda a informação de mobilidade, e que após projeto e numa fase de exploração da solução, possam ser integradas outras soluções de mobilidade.

É um projeto com a participação de um elevado número de copromotores, 17 empresas e 11 instituições de I&DT e de Transferência de Tecnologia, que pelas suas competências e experiência, contribuem para uma visão abrangente e inovadora da mobilidade no projeto.

Tem um investimento global aprovado de 5.805.141,49 €.

16:55 - Painel Debate

18:00 - Encerramento



Oradores

 

Jorge Coimbra, IDC


Timóteo Figueiró, IDC

José Gouveia Leal, IPN

 
Jorge Guimarães, PHC

Miguel Caldas, Microsoft


José Gouveia Leal, IPN

José António Jorge Gouveia Leal, Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Telecomunicações pela Universidade de Coimbra em 1983. Quadro PT desde 1985 e gestor da PT Inovação até março de 2008, como Diretor de Sistemas de Gestão de Telecomunicações, após o que saiu do grupo PT e iniciou atividade como consultor independente nas áreas de Inovação e Gestão. 

Diretor Geral da empresa Flor de Utopia, Consultor da PT Inovação para a definição estratégica da arquitetura dos Sistemas de Gestão de Telecomunicações, Consultor da COTEC para a Inovação nas PME na iniciativa de Desenvolvimento Sustentado da Inovação Empresarial (DSIE), entre 2008 e 2010.

Consultor da associação de empresas Inova-Ria para a gestão do Projeto de Qualificação, Comercialização e Marketing QuERIA, Consultor independente para implementação de Certificação em IDI e Coordenador Executivo dos projetos TICE no Instituto Pedro Nunes, entre 2010 a 2012.


Publicidade









Market Accessnobrinde.comMicrosoftCESAEBrava ExperienceLast2TicketNível HorizontalPortal do SucessoIDCKnowmanMarket AccessPorto CruzCMIACEPIANETIESAPSHLOKPHCMainroadFamaseteMarketing Portugal